Site Meter QUINTA PONTE DE LIMA

Translate

segunda-feira, 27 de outubro de 2014


QUINTA DA PORTELA EM CRASTO, FREGUESIA DA RIBEIRA, CONCELHO DE PONTE DE LIMA, DISTRITO DE VIANA DO CASTELO, NOROESTE DE PORTUGAL, EUROPA



Este site tem tido uma procura superior ao previsto, nomeadamente fora da Europa.


Aproveito para divulgar, urbi et orbi, o livro rigoroso sobre a I Guerra Mundial (1914 – 1918) do professor de História do Ensino Secundário Luís Dantas, natural de Ponte de Lima e licenciado em História pela Universidade Clássica de Lisboa.



«OS LIMIANOS NA GRANDE GUERRA».
A liberdade de que a Europa usufrui teve um preço muito caro, em vidas humanas. Luís Dantas refere os limianos que deram a vida pela liberdade na Europa e também aqueles que sobreviveram à carnificina, que foi a I Guerra Mundial.


A maior derrota militar de Portugal, depois da Batalha de Alcácer-Quibir (1578), no Norte de África (actualmente território de Marrocos), em que as tropas portuguesas foram comandadas pelo rei D. Sebastião I, que despareceu em combate, e da batalha de Alcântara (1580) frente à cidade de Lisboa, em que as tropas portuguesas foram comandadas por D. António Prior do Crato, diante das tropas de Filipe II da Espanha, ambas as derrotas que ditaram a perda da independência de Portugal, foi a hecatombe na Batalha de La Lys na Flandres (Bélgica), em 1918, diante do exército da Alemanha do II Reich.

Sem comentários:

Enviar um comentário