Site Meter QUINTA PONTE DE LIMA : BARRY LYNDON DE STANLEY KUBRICK

Translate

sábado, 25 de outubro de 2014

BARRY LYNDON DE STANLEY KUBRICK



Barry Lyndon de Stanley Kubrick é o melhor filme que há sobre a Europa do século XVIII.
Esta obra-prima da Stanley Kubrick está muito condicionada pelo livro «Barry Lyndon» do escritor britânico Thackerey  (1811 - 1863) em que se baseia. É melhor o filme do que o livro.


Esta viagem pelo século XVIII,  mostra-nos a ascensão social de Redmond Barry, um irlandês da pequena burguesia, até à alta nobreza britânica do século XVIII. Mostra-nos as várias classes sociais, desde uma camponesa prussiana, até a um rei da Inglaterra setecentista.
Mostra-nos bem a Irlanda setecentista e a Prússia setecentista.

«William Makepeace Thackeray (Calcutá, 18 de julho de 1811 — Londres, 24 de dezembro de 1863), filho de Richmond Thackeray (1781–1815), secretário do Conselho de Receita da Companhia Britânica das Índias Orientais, e Anne Becher (1792–1864), cujo pai também serviu à Companhia como escritor, foi um romancista britânico1 de sucesso da Era Vitoriana, autor de obras renomadas como "Feira das Vaidades" (Vanity Fair), a "História de Henry Esmond" (The History of Henry Esmond) e "As Memórias de Barry Lyndon" (The Memoirs of Barry Lyndon, Esq., By Himself), esta última conhecida por sua adaptação para o cinema pelo cineasta Stanley Kubrick, que dirigiu o premiado Barry Lyndon.» (In «Wikipedia»)
«Stanley Kubrick (Nova Iorque, 26 de julho de 1928 — St Albans, 7 de março de 1999) foi um cineasta, roteirista, produtor de cinema e fotógrafo americano. Considerado um dos mais importantes cineastas de todos os tempos, foi autor de grandes clássicos do cinema, como Spartacus (1960), Dr. Fantástico (1964), 2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968), Laranja Mecânica (1971), Barry Lyndon (1975), O Iluminado (1980), entre outros. A sua originalidade e persistência, aliadas a uma técnica meticulosa, profunda e paciente o colocam no panteão dos mais influentes realizadores da história do cinema.» (In «Wikipedia»). Há que realçar também o filme de Stanley Kubrick «De olhos bem fechados», com Tom Cruise e Nicole Kiedman. «Eyes Wide Shut [De Olhos Bem Fechados no Brasil e em Portugal, (embora em Portugal também apareça com o título original), é um filme americano-britânico de 1999, dirigido por Stanley Kubrick e estrelado pelo então casal-na-vida-real Nicole Kidman e Tom Cruise . É baseado no conto Traumnovelle, de Arthur Schnitzler.]
Este é o último filme de Kubrick, que morreu apenas 5 dias depois de mostrar seu corte final do filme para o estúdio.» (In «Wikipedia»)

Sem comentários:

Enviar um comentário